Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Futebol!

O mito

Por Vítor Matos


Alguns de meus amigos – seres da mais nobre estirpe, aliás – já deram a entender, em mais de uma oportunidade, que eu perco a razoabilidade quando falo do FLAMENGO. Fundamentados em quê, não sei. Perder a compostura, deixar-me levar pela exaltação, sucumbir às paixões - francamente! São deslizes, comuns e perdoáveis em todo ser humano, naturalmente, mas que eu não me reservo o direito de gozar, não nas minhas frias análises. Antes de tudo, há aqui alguém que cultivou um pacto de confiabilidade junto ao leitor e que pretende mantê-lo até o fim.

Mas, insistem os rapazes, eu realmente me descontrolo e deveria evitar escrever sobre o FLAMENGO. Suponha que eu concorde com o descalabro. Falaria sobre o quê nesta quarta, então? O futebol feminino? Não vá pensar o leitor que se trata aqui de um machista ostrogodo, por favor, só que futebol feminino, aqui nesse espaço, não. Pelo mesmo motivo que esta coluna também nunca vai falar sobre tênis, basquete, ginástica olímpica ou novela: aqui se discute a vida, e tão somente os temas que nela interferem diretamente.

O que nos leva, sem margens de erro, a uma reduzida nuvem de assuntos: futebol, condições climáticas e pirataria. Gostaria o leitor de ler sobre a recém-chegada Primavera, as cigarras, o pólen que voa, o perfume nos prados, os casais que se enamoram? Aposto que sim, mas deixemos a estação ganhar corpo para então discorrermos acerca. E seria igualmente interessante conversar sobre as maravilhas da vida pirata, o vento, o sol, o mar, as canções, a aventura? Não resta dúvida. Mas falar da velha pirataria faz lembrar que ela está extinta há uns bons dois séculos, e hoje não é dia de tristezas. Só nos sobra o futebol.
E dentro do espectro futebol, me perdoem os amigos, não há do que falar senão do FLAMENGO. Observando, no site da CBF, os maiores públicos do Campeonato Brasileiro de 2007, descobri que o FLAMENGO está presente em nada menos do que nas cinco primeiras posições. Isso porque o time, há mais de uma década, só o que faz na competição nacional é brigar para não ser rebaixado. E amanhã, contra o líder São Paulo, a previsão é de Maracanã novamente lotado de almas rubro-negras flamejantes. Deus, isso há muito tempo já transcendeu a condição de time de futebol para ir ocupar, ao lado de gigantes como o Papai Noel e a Guerra de Tróia, a condição de mito sagrado da humanidade.(Me acusam de parcialidade. Jamais. Que culpa tenho se trato de fenômenos absurdos?)

Nenhum comentário: